O Transtorno do Espectro Autista é uma alteração do neurodesenvolvimento com presença de déficits persistentes na comunicação social e interação social; e padrões restritos, repetitivos e estereotipados de comportamento, interesses e atividades (American Psychiatric Association, 2013). De acordo com o Centro de Controle de Doenças (CDC) americano, há uma prevalência de 1 caso para cada 54 indivíduos (Maenner et al., 2020).
Por apresentar comprometimentos permanentes o TEA tem um impacto social, econômico, na saúde e na educação muito evidente, e para uma intervenção efetiva é necessário que os profissionais estejam capacitados e atuem com foco nas práticas baseadas em evidência. Deste modo, a pós- graduação em TEA tem como objetivo formar profissionais para atuarem de forma ética, tendo como base as melhores práticas disponíveis para o diagnóstico, intervenção e orientação parental no contexto do autismo.
O curso será ministrado por meio de aulas presenciais e síncronas, permitindo uma combinação eficiente entre aprendizado teórico e prático. As aulas presenciais acontecem no campus da Faculdade ESMAC, com professores qualificados e renomados, contando com atividades em salas de metodologias ativas.
Curso ofertado na modalidade híbrida: o curso híbrido reúne atividades presenciais e a distância. Possibilitando assim, a viabilidade para o aluno em ter acesso aos cursos de duas formas, sendo ela presencial e a distância.
A avaliação será ao final de cada módulo;
Estudos de caso e aplicação de conhecimentos adquiridos;
Participação em debates e seminários.
12 meses
Os conteúdos serão desenvolvidos por especialistas, mestres e doutores das áreas de educação, psicologia, saúde e assistência social.
Coordenação:
Prof. Especialista Louise Lobo

Capazes de atuar com diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças mentais, mas também distúrbios de personalidade, emocionais e outros aspectos do comportamento humano.

Atua em seu trabalho clínico, concorre com o trabalho pedagógico e psicológico da escola. Necessário tanto para o trabalho pedagógico quanto psicológico nas escolas, como o próprio termo sugere.

Profissionais formados e com atuação voltada a terapia intensiva.

Atuantes no diagnostico e tratamento de crianças, adolescentes e adultos com dificuldades ou distúrbios da aprendizagem, que podem determinar o sucesso ou o fracasso escolar e profissional.
Diploma de ensino superior reconhecido pelo ministério da educação do brasil ou reavaliada quando emitido em instituições de ensino estrangeiros, na forma de regulação federal. Graduados mestre em áreas afins.
O certificado de Especialização será emitido pela Escola Superior Madre Celeste (ESMAC), conforme as diretrizes do MEC.

Habilidade para construir um Projeto Terapêutico Singular e intervenções no contexto da educação inclusiva.

Atuante no distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.

Voltado inclusivo, proporcionando acesso á educação e á capacitação da educação básica.

Capazes de atuar com diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças mentais, mas também distúrbios de personalidade, emocionais e outros aspectos do comportamento humano.