Pós-graduação Híbrida

Especialização em Transtorno do Espectro Autista

APRESENTAÇÃO

O Transtorno do Espectro Autista é uma alteração do neurodesenvolvimento com presença de déficits persistentes na comunicação social e interação social; e padrões restritos, repetitivos e estereotipados de comportamento, interesses e atividades (American Psychiatric Association, 2013). De acordo com o Centro de Controle de Doenças (CDC) americano, há uma prevalência de 1 caso para cada 54 indivíduos (Maenner et al., 2020).

Por apresentar comprometimentos permanentes o TEA tem um impacto social, econômico, na saúde e na educação muito evidente, e para uma intervenção efetiva é necessário que os profissionais estejam capacitados e atuem com foco nas práticas baseadas em evidência. Deste modo, a pós- graduação em TEA tem como objetivo formar profissionais para atuarem de forma ética, tendo como base as melhores práticas disponíveis para o diagnóstico, intervenção e orientação parental no contexto do autismo.

OBJETIVO GERAL

Formar profissionais para atuarem de forma ética, tendo como base as melhores práticas disponíveis para o diagnóstico, intervenção e orientação parental no contexto do autismo.

INFORMAÇÕES DO CURSO

O curso é dividido em aulas teóricas e práticas, com professores que vivenciam diariamente os contextos de cada tema. Além disso, será disponibilizado ao aluno, referências para aprofundamento de cada conteúdo.
Curso ofertado na modalidade híbrida: o curso híbrido reúne atividades presenciais e a distância. Possibilitando assim, a viabilidade para o aluno em ter acesso aos cursos de duas formas, sendo ela presencial e a distância.
O pós-graduando terá que obter nota mínima sete (7,0) no final de cada disciplina ministrada, acrescido de 75% de frequência online em cada disciplina, deverá ter integralizado a matriz curricular do curso e obter nota igual ou superior a sete (7,0) no trabalho final do curso. O pós-graduando estará apto para ser considerado concluinte e receber a certificação de especialista ao corresponder os mer citados acima. Em relação a avaliação do curso será realizada através de relatórios bimestrais, cuja elaboração é de responsabilidade do Coordenador do Curso. Por outro lado, professores e alunos terão oportunidade de avaliar cada momento do curso, com vistas à otimização do processo.

12 meses

 

Profª. Rosine Lima Silva
Coordenadora e Especialista

Profª. Regiane Cruz de Pontes
Especialista

Profª. Maria Mariana Raiol da Silva
Especialista

Profª. Paloma Lima Mendes Medeiros de
Souza
Especialista

Prof. Dahis Moana Lobato Tavares
Mestre

Profª. Gisely Gabrieli Avelar Castro
Mestra

Profª. Thamyris Nascimento da Silva
Especialista

Prof. Caio Santos Alves da Silva
Mestre

PÚBLICO-ALVO

gRADUADOS EM PSICOLOGIA

Capazes de atuar com diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças mentais, mas também distúrbios de personalidade, emocionais e outros aspectos do comportamento humano.

gRADUADOS EM PEDAGOGIA

Atua em seu trabalho clínico, concorre com o trabalho pedagógico e psicológico da escola. Necessário tanto para o trabalho pedagógico quanto psicológico nas escolas, como o próprio termo sugere.

TERAPEUTAS OCUPACIONAIS

Profissionais formados e com atuação voltada a terapia intensiva.

DEMAIS PROFISSIONAIS DA SAÚDE E EDUCAÇÃO

Atuantes no diagnostico e tratamento de crianças, adolescentes e adultos com dificuldades ou distúrbios da aprendizagem, que podem determinar o sucesso ou o fracasso escolar e profissional.

PRÉ-REQUISITOS

Diploma de ensino superior reconhecido pelo ministério da educação do brasil ou reavaliada quando emitido em instituições de ensino estrangeiros, na forma de regulação federal. Graduados mestre em áreas afins.

MERCADO DE TRABALHO

ASPECTOS COMPORTAMENTAIS

Habilidade para construir um Projeto Terapêutico Singular e intervenções no contexto da educação inclusiva.

ATENÇÃO AO ADULTO COM TEA

Atuante no distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Voltado inclusivo, proporcionando acesso á educação e á capacitação da educação básica.

EQUIPES DE EDUCAÇÃO AMBULATÓRIAIS

Capazes de atuar com diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças mentais, mas também distúrbios de personalidade, emocionais e outros aspectos do comportamento humano.